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Mililo
Usuário
Registrado: 05/12/08 Mensagens: 366 Localização: Santo Antônio de Pádua / RJ |
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Montanhas |
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Eu to com uma dúvida sobre montanhas, tipo eu vi tutoriais sobre heightmap como usar e tal para fazer montanhas, mas pelo que vi só tem como mudar a textura de acordo com o tamanho.
Mas e se eu quiser fazer um caminho em uma montanha por exemplo, como faço? e a para a parte do lado da montanha ser diferente da de cima?
Ambos mostrados na foto abaixo:
Desculpa se a dúvida é sem sentido, é que não entendi muito bem sobre heightmap e queria saber se só da para fazer com modelo ou formas geométricas ou se da com heightmap, queria um pouco mais de detalhes de como fazer uma montanha, por favor.
É isso, desde já agradeço pela ajuda.
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Qui Dez 11, 2008 3:34 pm |
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Edirlei
Administrador
Registrado: 15/03/08 Mensagens: 760
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Olá,
O que você precisa é criar uma textura para o seu heightmap, não sei você já viu mas de uma olhada neste tutorial: https://edirlei.com/3dgamebuilder/pt/3dgamebuilder/tutorial17.php
O Terrain Texture Builder serve para você criar a textura com base no heightmap, ele irá gerar uma imagem com base em 5 texturas e na elevação do heightmap.
Para você fazer algo como o caminho que tem na montanha da imagem que você mostrou basta você editar a textura que vai ser gerada pelo Terrain Texture Builder em algum programa de edição de imagens como o photoshop que permite desenhar usando um pincel com uma textura, no seu caso de grama, e níveis de alpha para que o desenho do caminho fique em uma tonalidade proporcional ao resto do terreno.
Existe também o T2 (http://www.toymaker.info/html/texgen.html) ele também permite gerar texturas para heightmaps porem é mais difícil para ser usado.
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Qui Dez 11, 2008 3:59 pm |
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Patreze
Usuário
Registrado: 22/10/08 Mensagens: 129
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opa, foto do zelda...
olha, eu posso dar uma contribuição p/ o post...
amigo, esta foto que você fala em caminho de montanha, isso ai, que esta na foto nao é heightmap!
jogo zelda a anos, conheço muito bem o Ocarina Of Time, jogo da foto, até ia fazer uma versão dele aqui no 3gb, mas...
todo o terreno é criado em cima de planos!!! é, tudo o que você anda são quadrados planos, com angulos diferentes claro, mas tudo é plano e texturas... eu sei bem pois analisei esse jogo bem... você pode fazer algo no 3gb, ao inves de usar o heightmap, mas claro nao teria o mesmo resultado de realidade...
vou te dar uma dica p/ fazer o que qr...
use este programa: http://baixaqui.ig.com.br/download/earthsculptor.htm
espero ter ajudado...
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Qui Dez 11, 2008 4:15 pm |
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Mililo
Usuário
Registrado: 05/12/08 Mensagens: 366 Localização: Santo Antônio de Pádua / RJ |
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Edirlei
Sim eu já tinha visto o tutorial sim, mas eu achei meio difícil e ruim fazer caminho usando heightmap, porque pelo que vi vou ter que fazer um caminho reto para que a textura seja igual no caminho todo. Não sei se estou certo.
Mas muito obrigado pela ajuda.
Patreze
Muito obrigado pelas explicações, me ajudou bastante a enteder como faz, o programa que passou parece muito bom, acho que é o que eu queria mesmo, vou testar ele agora.
Muito obrigado a todos pela ajuda.
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Qui Dez 11, 2008 4:23 pm |
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Patreze
Usuário
Registrado: 22/10/08 Mensagens: 129
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opa, estamos aqui p/ isso...
qualquer coisa, só perguntar!!!
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Qui Dez 11, 2008 4:30 pm |
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Mililo
Usuário
Registrado: 05/12/08 Mensagens: 366 Localização: Santo Antônio de Pádua / RJ |
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O programa é muito bom, perfeito!
Tem tudo que eu preciso e um pouco mais , demorei um tempinho mas agora to aprendendo a usar e vendo que ele faz tudo que eu quero.
Mas to com mais uma dúvida, tem como usar a montanha no 3D game builder do jeito que eu vejo no earthsculptor? porque ele salva no formato .map e pelo que vi o 3D game builder não suporta, ou suporta?
Também tem uma opção lá para exportar, daí da para exportar o heightmap(no formato PNG), as texturas(no formato PNG) e o objeto(no formato OBJ), mas pelo que vi no 3D game builder texturas e heightmap são em BMP e quando salvo em BMP a imagem fica totalmente diferente.
Resumindo, tem algum jeito de usar a montanha do jeito que eu vejo no earthsculptor lá no 3D gamebuilder?
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Qui Dez 11, 2008 6:43 pm |
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Patreze
Usuário
Registrado: 22/10/08 Mensagens: 129
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Olha Mililo, nao tenho muita esperiencia com o 3gb, mas...
quando eu criei uma cadeia de montanhas no EarthSculptor eu salvei em .bmp normal e funfo de boas, as texturas tudo...
cara tenho que testar aqui, mas acho que ta funcionando de boa sim...
qualquer coisa salve em .png e com o photoshop ou o paint mesmo converta p/ .bmp...
mas vou olhar aqui, ok...
valeus
ps: mas tenta fazer o que eu disse...
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Qui Dez 11, 2008 10:05 pm |
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Mililo
Usuário
Registrado: 05/12/08 Mensagens: 366 Localização: Santo Antônio de Pádua / RJ |
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Não dá |
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hum..eu só consigo do jeito que falei mesmo salvando em .map ou exportando em PNG e quando mudo para JPG pelo paint fica ruim a imagem
_________________ "Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."
"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie."
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www.aquiestamos-juventude.blogspot.com
http://todosnecessitam.blogspot.com/ |
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Qui Dez 11, 2008 10:57 pm |
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