Montanhas
Ir à página 1, 2  Próximo
 
   3D Game Builder - Índice » Suporte
Montanhas
Autor Mensagem
Mililo
Usuário
Usuário


Registrado: 05/12/08
Mensagens: 366
Localização: Santo Antônio de Pádua / RJ

Montanhas
Eu to com uma dúvida sobre montanhas, tipo eu vi tutoriais sobre heightmap como usar e tal para fazer montanhas, mas pelo que vi só tem como mudar a textura de acordo com o tamanho.
Mas e se eu quiser fazer um caminho em uma montanha por exemplo, como faço? e a para a parte do lado da montanha ser diferente da de cima?
Ambos mostrados na foto abaixo:

Desculpa se a dúvida é sem sentido, é que não entendi muito bem sobre heightmap e queria saber se só da para fazer com modelo ou formas geométricas ou se da com heightmap, queria um pouco mais de detalhes de como fazer uma montanha, por favor.

É isso, desde já agradeço pela ajuda.


Qui Dez 11, 2008 3:34 pm Exibir perfil de usuários
Edirlei
Administrador
Administrador


Registrado: 15/03/08
Mensagens: 760

Olá,
O que você precisa é criar uma textura para o seu heightmap, não sei você já viu mas de uma olhada neste tutorial: https://edirlei.com/3dgamebuilder/pt/3dgamebuilder/tutorial17.php

O Terrain Texture Builder serve para você criar a textura com base no heightmap, ele irá gerar uma imagem com base em 5 texturas e na elevação do heightmap.

Para você fazer algo como o caminho que tem na montanha da imagem que você mostrou basta você editar a textura que vai ser gerada pelo Terrain Texture Builder em algum programa de edição de imagens como o photoshop que permite desenhar usando um pincel com uma textura, no seu caso de grama, e níveis de alpha para que o desenho do caminho fique em uma tonalidade proporcional ao resto do terreno.

Existe também o T2 (http://www.toymaker.info/html/texgen.html) ele também permite gerar texturas para heightmaps porem é mais difícil para ser usado.
Qui Dez 11, 2008 3:59 pm Exibir perfil de usuários
Patreze
Usuário
Usuário


Registrado: 22/10/08
Mensagens: 129

opa, foto do zelda...
olha, eu posso dar uma contribuição p/ o post...
amigo, esta foto que você fala em caminho de montanha, isso ai, que esta na foto nao é heightmap!

jogo zelda a anos, conheço muito bem o Ocarina Of Time, jogo da foto, até ia fazer uma versão dele aqui no 3gb, mas...
todo o terreno é criado em cima de planos!!! é, tudo o que você anda são quadrados planos, com angulos diferentes claro, mas tudo é plano e texturas... eu sei bem pois analisei esse jogo bem... você pode fazer algo no 3gb, ao inves de usar o heightmap, mas claro nao teria o mesmo resultado de realidade...

vou te dar uma dica p/ fazer o que qr...
use este programa: http://baixaqui.ig.com.br/download/earthsculptor.htm

espero ter ajudado...


Qui Dez 11, 2008 4:15 pm Exibir perfil de usuários
Mililo
Usuário
Usuário


Registrado: 05/12/08
Mensagens: 366
Localização: Santo Antônio de Pádua / RJ

Edirlei
Sim eu já tinha visto o tutorial sim, mas eu achei meio difícil e ruim fazer caminho usando heightmap, porque pelo que vi vou ter que fazer um caminho reto para que a textura seja igual no caminho todo. Não sei se estou certo.
Mas muito obrigado pela ajuda.

Patreze
Muito obrigado pelas explicações, me ajudou bastante a enteder como faz, o programa que passou parece muito bom, acho que é o que eu queria mesmo, vou testar ele agora.

Muito obrigado a todos pela ajuda.


Qui Dez 11, 2008 4:23 pm Exibir perfil de usuários
Patreze
Usuário
Usuário


Registrado: 22/10/08
Mensagens: 129

opa, estamos aqui p/ isso...
qualquer coisa, só perguntar!!!
Very Happy

Qui Dez 11, 2008 4:30 pm Exibir perfil de usuários
Mililo
Usuário
Usuário


Registrado: 05/12/08
Mensagens: 366
Localização: Santo Antônio de Pádua / RJ

O programa é muito bom, perfeito! Very Happy
Tem tudo que eu preciso e um pouco mais Laughing, demorei um tempinho mas agora to aprendendo a usar e vendo que ele faz tudo que eu quero.

Mas to com mais uma dúvida, tem como usar a montanha no 3D game builder do jeito que eu vejo no earthsculptor? porque ele salva no formato .map e pelo que vi o 3D game builder não suporta, ou suporta?
Também tem uma opção lá para exportar, daí da para exportar o heightmap(no formato PNG), as texturas(no formato PNG) e o objeto(no formato OBJ), mas pelo que vi no 3D game builder texturas e heightmap são em BMP e quando salvo em BMP a imagem fica totalmente diferente.
Resumindo, tem algum jeito de usar a montanha do jeito que eu vejo no earthsculptor lá no 3D gamebuilder?
Qui Dez 11, 2008 6:43 pm Exibir perfil de usuários
Patreze
Usuário
Usuário


Registrado: 22/10/08
Mensagens: 129

Olha Mililo, nao tenho muita esperiencia com o 3gb, mas...
quando eu criei uma cadeia de montanhas no EarthSculptor eu salvei em .bmp normal e funfo de boas, as texturas tudo...
cara tenho que testar aqui, mas acho que ta funcionando de boa sim...
qualquer coisa salve em .png e com o photoshop ou o paint mesmo converta p/ .bmp...
mas vou olhar aqui, ok...
valeus
ps: mas tenta fazer o que eu disse...
Qui Dez 11, 2008 10:05 pm Exibir perfil de usuários
Mililo
Usuário
Usuário


Registrado: 05/12/08
Mensagens: 366
Localização: Santo Antônio de Pádua / RJ

Não dá
hum..eu só consigo do jeito que falei mesmo salvando em .map ou exportando em PNG e quando mudo para JPG pelo paint fica ruim a imagem Sad

_________________
"Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."
"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie."
----
www.aquiestamos-juventude.blogspot.com
http://todosnecessitam.blogspot.com/
Qui Dez 11, 2008 10:57 pm Exibir perfil de usuários
   3D Game Builder - Índice » Suporte Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2