Linguagem de programação do 3DGB

 
   3D Game Builder - Índice » Geral
Linguagem de programação do 3DGB
Autor Mensagem
victordriver
Usuário
Usuário


Registrado: 26/01/10
Mensagens: 275
Localização: Natal RN

Linguagem de programação do 3DGB
Queria saber qual a melhor forma de estudar a linguagem de programação do 3DGB (pascal) mas é o do 3DGB não o pascal pois queria ser util no fórum. Sad


Qua Ago 11, 2010 8:27 pm Exibir perfil de usuários
huntergamer
Usuário
Usuário


Registrado: 02/05/09
Mensagens: 415

cara na minha opiniao e pegar o script reference, os tutoriais e ir aprendendo, depois quando souber fazer algo um pouco mais dificil posta em um tutorial seu...

Se nao me engano voce disse que imaginava como fazer uma bussola no 3dgb, testa ai ve se da certo a sua teoria, se der ou se aparecer duvidas posta que agente vai aprendendo junto...
afinal, fazer uma bussola no 3dgb vai ser legal pacas

_________________
Não mais tão novato
Qua Ago 11, 2010 10:13 pm Exibir perfil de usuários
aiury
Usuário
Usuário


Registrado: 11/12/09
Mensagens: 297

Eu estou fazendo assim, supondo que eu queira que um ator ao ver o jogador, corra para cima dele, para eu teria que escrever um script, mas se eu não sei eu teria que entender para que serve cada comando ('GetObjectaDistance' , 'ShowLoadingScreen' , 'PlayAudio' , e muitos outros.), voçe poderia traduzir no google aí ficaria melhor.

Vamos supor que voçe queira escrever um script em que no momento que voçe pega uma chave o portão se abre, seria mais ou menos assim.

//---cabeçario do 3dgb---//
SetObjectPosition( 'nome da chave', posição no eixo x, posição no eixo y, posição no eixo z);
SetObjectPosition('nome do portão', posição no eixo x, posição no eixo y, posição no eixo z);
//--- fim de cabeçario do 3dgb---//

Só que esse cript altera á posição do objeto, voçe pode colocar á posição no eixo y ebm abaixo de 0, eu recomendo -5, mas agora voçe fala á seguinte frase: á mas tá muito simples.

podemos colocar um som afirmando que voçe conseguiu á chave da porta, ficaria bem assim.

repete o script ácima, mas antes de fechar o cabeçario voçe escreve esse script
PlayAudio('nome do objeto que íra emítir o som nesse caso a chave', 'nome do som');
e fecha cabeçario.

Não é lá essas coisas, mas dá pro gasto Rolling Eyes .
Qua Ago 11, 2010 10:20 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Linguagem de programação do 3DGB
Cara, independentemente de qualquer linguagem, a programação exige ua coisa chamada de "Lógica de Programação". É a forma de ordenar os eventos de modo a achegar no resultado desejado. Isso requer paciência, criatividade, imaginação. Você pensa numa ação e no modo de chegar a ela e vê os recursos disponíveis.
O 3Dgame lhe dá 4 ferramentas muito legais:

1 - Script reference completo
2 - Tutoriais em português
3 - Um verificador de erros
4 - um fórum de discussão

Somente a prática poderá lhe levar à perfeição. Você pega um tutorial simples, tipo o da inteligência artificial. Estuda ele. No tutorial, o espantalho pára e faz um gesto. Uma vez que você conseguiu fazer ele, modifique um pouco, faça o espantalho fazer coisas diferentes, modifique a distância da ação. Faça experiências simples.
no meu tutorial do banco de dados, eu vi como era o mecanismo e fiz uma expansão. Deu certo, expandi mais, e assim foi. No tutorial eu salvei 6 variáveis, mas seguindo o esquema, já consegui salvar mais de 100! Você parte de uma coisa simples para uma mais complexa e por ai vai. Veja se eu não tenho vários tópicos de perguntas sobre erros em scripts novos Confused . Tem horas que dá pau, aí pedimos ajuda da galera. Não tenha medo de experimentar e errar, você sempre vai aprender alguma coisa, acertando ou errando.

Abraço

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Qua Ago 11, 2010 11:18 pm Exibir perfil de usuários
aiury
Usuário
Usuário


Registrado: 11/12/09
Mensagens: 297

O lemos disse tudo!.

Bota á mão na massa Very Happy .
Qui Ago 12, 2010 12:52 am Exibir perfil de usuários
victordriver
Usuário
Usuário


Registrado: 26/01/10
Mensagens: 275
Localização: Natal RN

Citação:
voçe poderia traduzir no google aí ficaria melhor.

eiii, eu não sou tão burro assim rsrsrsrs. Lemos na verdade você disse td, mas oque eu qro msm é estudar a linguagem do 3DGB pois sei mto bem que para criar um script eu teria que criar um algoritimo, tenho um programa que nele faço scripts mas para aprender a mecher no 3DGB uso o do 3DGB pois nele da para criar outros tipos de script e tem verificador de erro assim como o programa que eu tenho, mas em fim, obrigado ae vocês, mas na verdade o unico problema até agr e que parei de praticar já faz um tempo intão para eu lembrar fica um pouco dificil, mas da para lembrar, obrigado novamente Lemos, Aiury e Huntergamer. Irei estudar mais.
Qui Ago 12, 2010 1:19 am Exibir perfil de usuários
   3D Game Builder - Índice » Geral
Página 1 de 1