jogo online para varias pessoas jogarem ao mesmo tempo

 
   3D Game Builder - Índice » Programação
jogo online para varias pessoas jogarem ao mesmo tempo
Autor Mensagem
claudio
Usuário
Usuário


Registrado: 20/08/09
Mensagens: 498
Localização: avaré

jogo online para varias pessoas jogarem ao mesmo tempo
jogo online para varias pessoas jogarem ao mesmo tempo
isso é possivel no game builder ?
da para por um chat pros jogadores se comunicarem ?


Qui Mar 04, 2010 2:11 pm Exibir perfil de usuários
aiury
Usuário
Usuário


Registrado: 11/12/09
Mensagens: 297

Sim agora com essa atualização é possível Very Happy
Qui Mar 04, 2010 3:42 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: jogo online para varias pessoas jogarem ao mesmo tempo
Eu acho que já é hora de começarmos a pensar nesse assunto com seriedade. A verdade é que ninguém aqui do fórum tem base para fazer algo assim, mas no primeiro contato com o programa também não sabíamos editar materiais, mover objetos e etc, e hoje sabemos graças aos tutoriais e a colaboração mútua da galera.
Eu gosto de debulhar as coisas até o limite da simplicidade. Eu não sei como é o processo, mas deduzo que o negócio funcione da seguinte forma:

1 - todos os objetos já existem no game, só que podem estar liberados ou não e são controlados por pessoas diferentes.
2 - as informações trocadas são instruções simples, possíveis de serem transmitidas até por uma conexão discada e compartilhadas e alteradas por todos em um lugar comum.

Então, se estivermos em uma área e outros jogadores também, todos os jogos de todas as pessoas que estiverem na mesma área devem exibir os mesmos personagens, só que cada um é controlado por uma pessoa. Digamos que eu e o Cláudio nos encontrássemos em um cenário. Eu seria o personagem 1 e ele o 2. de alguma forma, a instrução que seria um conjunto de scripts é alterada e compartilhada por todos, como um grande evento Mainloop do mapa.
No PC dele e no meu o jogo terá liberados os dois personagens. Quando eu mexo no meu, a instrução vai para algum lugar, como um post aqui do fórum, e é lida por todos os pcs conectados, tipo, Lemos move o personagem "1" 1m para direita. Aí, em todos os pcs, o personagem 1 será movido para a direita! Very Happy
Entender esses conceitos simples (se eu estiver certo!), é a base de tudo. Nesta versão já existem ferramentas para isso. O que falta é só um exemplo simples. Se o Edirlei conseguisse um tempinho, bastaria fazer um mini jogo, com 2 personagens e esse jogo estivesse em rede. Bastaria entender como gerar a instrução e como compartilhar ela com todos. O resto iria sendo criado de acordo com a imaginação do programador...
Talvez eu esteja simplificando demais, mas os jogos em rede são o futuro e se a engine dá suporte, porque não começar a explorar? Os resultados podem não vir hoje ou amanhã, mas virão em algum momento, que será mais longe ou mais breve de acordo com o momento do início desse estudo...
Vamos pesquisar isso com carinho! Rolling Eyes

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Qui Mar 04, 2010 11:19 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: jogo online para varias pessoas jogarem ao mesmo tempo
Esqueci de acrescentar: provavelmente o acesso ao evento global que controla todas as ações é feito por meio de uma única identificação (que eu não sei qual é!), tipo, "Nosso Jogo" pode mudar o evento, mas o Grand Chase e todos os outros não. Aí, no PC da pessoa ficaria o filtro, isto é, se a pessoa que está nele possuir conta e estiver logada, suas instruções terão permissão para alterar o evento.

Abraço!

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Sex Mar 05, 2010 9:42 am Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: jogo online para varias pessoas jogarem ao mesmo tempo
Olhando os novos comandos, vejo que exitem o TCP Server: Componente servidor para receber conexões de clientes. Logo, imagino que para que um jogo online possa funcionar, seria necessário que exista um computador servidor ligado 24 Horas para controlar tudo e que o evento mainloop global a que me referi não pode ser mantido automaticamente, digamos, em um banco de dados hospedado não site...
É disso que estou falando, vamos analizar, discutir. O Edirlei está certo, não é só chegar e fazer, é necessário um conhecimento global do processo para que possamos começar alguma coisa.
Sei que posso estar falando besteira aqui, mas se eu sei o que sei hj é porque não tenho medo nem vergonha de admitir que não sei e perguntar.

Abraço!

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Sex Mar 05, 2010 10:28 am Exibir perfil de usuários
   3D Game Builder - Índice » Programação
Página 1 de 1