Jogo: O Resgate do Rei Deltris
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 
   3D Game Builder - Índice » Galeria
Jogo: O Resgate do Rei Deltris
Autor Mensagem
Martin de Luna
Novato
Novato


Registrado: 21/03/10
Mensagens: 35
Localização: Rio de Janeiro

Jogo: O Resgate do Rei Deltris
DESTA VEZ VOU SER MAIS ORGANIZADO...

A partir da necessidade de fazer um jogo consistente e que não demande o famoso "re-trabalho", decidi, desenvolver um jogo de forma organizada.
A versão inicial deste jogo foi desenvolvida no RPG Maker VX (Se alguém estiver interessado, depois posso colocar o link para dowload desta versão).

Para me tornar mais organizado, decidi fazer o roteiro do jogo, assim como muitos aconselham e, para isso, utilizei o Celtx (freeware). Trata-se de uma excelente ferramenta, onde temos um trabalho inicial para digitar o roteiro e os recursos utilizados (personagens, cenas, etc), mas que certamente, irão poupar um grande tempo no desenvolvimento.

Apenas para esclarecer, as expressões INT e EXT, referem-se a interior e exterior, respectivamente.

O ROTEIRO

A seguir, segue uma amostra do roteiro das aventuras da princesa Lanna, em busca de resgatar o seu pai, o Rei Deltris, que foi capturado pelos Marlocks (terríveis criaturas). A aventura se passa na era medieval, onde a imaginação tudo pode.

Citação:
1. EXT - CABANA DOS MARLOCKS - chegada na terra de gorsh

Lanna chega numa jangada improvisada, na Terra de Gorsh, vale onde vivem os Marlocks que raptaram o seu pai, o Rei Deltris.

LANNA
A julgar pelos Marlocks que estão vigiando esta cabana, deve ser lá onde mantêm o meu pai preso.

LANNA
(triste)
Preciso encontrar um meio de salvá-lo e destruir estas terríveis criaturas!

LANNA
Pra isso, vou precisar de ajuda. Dizem que na floresta há um poderoso mago ermitão. Vou encontrá-lo e convencê-lo a me ajudar.

Lanna começa a andar em busca da floresta. Quando chega próxima a ela, começa a chover. Os morlocks, percebendo que ela havia fugido, ativam a "chuva letárgica", cujo poder enfraquece os humanos e pode levá-los a morte.

LANNA
(assustada)

Esta chuva não é uma chuva comum! Estou me sentindo fraca... Preciso encontrar logo essa floresta!
Num esforço máximo, Lanna entra pela floresta e para a sua surpreza, ali não está chovendo.

2. EXT - FLORESTA – nem tudo é o que parece ser
3. INT - BURACO - a caverna do ser estranho
4. INT - BURACO - morcegos canibais
5. EXT - FLORESTA - uma civilização perdida
6. EXT - FLORESTA - fugindo do grande urso
7. EXT - FLORESTA - areia movediça
8. EXT - FLORESTA - campo minado
9. EXT - FLORESTA - encontrando o mago ermitão
10. INT – CASA DO MAGO ERMITÃO - merecido descanso
11. EXT – CASA DO MAGO ERMITÃO - o desafio e dois favores
12. EXT - FLORESTA – procurando a caverna do vulcão
13. INT - CAVERNA DO VULCÃO – primeiro favor
14. EXT - JARDINS – procurando o templo perdido
15. INT - TEMPLO XXX – segundo favor
16. EXT - CASA DO MAGO ERMITÃO – e agoara?
17. EXT - CABANA DOS MARLOCKS – o resgate
18. INT - CABANA DOS MARLOCKS – a decepção
19. EXT - FLORESTE – de volta para Crisálea
20. EXT - CRISÁLEA – chegada ao Vilarejo
21. INT - LOJA DE ARMAMENTOS – preparando-se para a batalha final
22. EXT - CASTELO – o Castelo dos Deltis
23. INT - CASTELO – entrada para as marmorras
24. INT - MASMORRAS – o Labirinto da morte
25. INT - MARMORRAS – resgate final
26. INT - CASTELO – fim




Bom, escrever o jogo e criá-lo dentro do RPG Maker VX, foi trabalhoso, mas fácil. Quanto a fazê-lo no no 3D GB, o trabalho está sendo maior, mas o resultado compensa.

Espero que tenham gostado...


Dom Mai 09, 2010 1:48 pm Exibir perfil de usuários
huntergamer
Usuário
Usuário


Registrado: 02/05/09
Mensagens: 415

cara muito legal... porem
se me permitir gostaria de fazer algumas observações........

O roteiro e muito importante sim, mas voce ainda esta pecando na forma de de compor o mesmo.

Quando fizer um roteiro, divida por cena, animação, fala, faça uma descrição do lugar onde esta, o que esta a volta, condiçoes de luz (se e dia, noite) essas coisas ajudam muito...

Outra coisa o roteiro para um jogo necessita de um STORYBOARD, essencial para


Arrow Conseito dos personagens;
Arrow Fala dos mesmos
Arrow Conceitos de cenario
Arrow Sequencia de animação

e entre outras coisas

Quando for formar algo para se basear, baseie o roteiro nuna aventura de rpg de mesa.

Essa e a dica que tenho para te passar, mas parabens, voce foi o primeiro no forum a postar uma atitude dessas, e mostrar que o interesse em desenvolver algo que valha apena se faz forte(atitude de profissional)

PARABENS

ABRAÇO

_________________
Não mais tão novato
Seg Mai 10, 2010 1:41 pm Exibir perfil de usuários
johnny.dias89
Usuário
Usuário


Registrado: 02/03/10
Mensagens: 412
Localização: São Paulo

Desculpem minha opinião franca!

Más quem quer fazer um jogo não precisa de roteiro.
Basta ser interessado e aplicado.

Nos tres jogos que já desenvolvi, não precisei de roteiro e também não me fez falta.
Usei apenas minha inspiração instantanea!

Em vez de eu perder tempo bolando uma historia gigante e abandonar a ideia depois, eu simplismente botei a mão na massa.

Abração!

_________________
Att.
Johnny Dias
Seg Mai 10, 2010 5:06 pm Exibir perfil de usuários
victordriver
Usuário
Usuário


Registrado: 26/01/10
Mensagens: 275
Localização: Natal RN

Citação:
Desculpem minha opinião franca!

Más quem quer fazer um jogo não precisa de roteiro.
Basta ser interessado e aplicado.

Nos tres jogos que já desenvolvi, não precisei de roteiro e também não me fez falta.
Usei apenas minha inspiração instantanea!

Em vez de eu perder tempo bolando uma historia gigante e abandonar a ideia depois, eu simplismente botei a mão na massa.

Abração!


Verdade cara, eu quando tava criando meu jogo de FPS eu nem pensei em roteiro, quando eu criava eu já tinha outra ideia, e assim eu movia o game, as vezes eu mudava algumas coisas e talz, mas é isso aew!
Ter Mai 11, 2010 6:36 pm Exibir perfil de usuários
Mililo
Usuário
Usuário


Registrado: 05/12/08
Mensagens: 366
Localização: Santo Antônio de Pádua / RJ

Não concordo com vocês.. por experiência própria digo que pecisa sim, não necessariamente de roteiro, mas de PLANEJAMENTO.
Planejamento torna tudo bem mais rapido!!!

Mas depende muito do seu projeto... claro que nem todo jogo vai precisar de planejamento... se você for fazer um tetris, um pong, um pacman, creio que você já vai saber oque fazer... mas até mesmo nesses tipos de jogo da para acelerar o desenvolvimento se tiver planejamento...

Quando eu digo planejamento, de certa forma quero dizer GDD(Game Desing Document)... O problema é quando você diz GDD as pessoas acham que tem que ser um documento enorme com tudo nos minimos detalhes e tal... mas não precisa, pode ser um documento simples(se o jogo for simples), o importante é definir um caminho para você não se perder depois... basicamente só oque você tem que fazer é definir qual vai ser a mecânica do jogo, como vai funcionar a jogabilidade, quais são os principais personagens e objetos e o número de telas do jogo...

Claro que pode mudar de idéia no meio do desenvolvimento em relação a algumas coisas, o importante é que você tem um caminho para seguir sem se desviar...


Ter Mai 11, 2010 6:55 pm Exibir perfil de usuários
Martin de Luna
Novato
Novato


Registrado: 21/03/10
Mensagens: 35
Localização: Rio de Janeiro

Na minha humilde opinião, enquanto não se domina a ferramenta ou não se tem o hábito de planejar com antecedência, vale o improviso e até facilita o aprendizado, sentar diante do computador e começar a desenvolver. Nesta situação, tentativas e erros aumentarão a experiência.

Mas, depois que se chega a dominar uma boa parte do software ou quando se precise trabalhar de uma forma mais organizada (observem que não é perda de tempo, pois o tempo gasto nesta etapa reduz o tempo gasto no desenvolvimento. O problema é que o desenvolvimento é mais divertido do que o planejamento).

No jogo que fiz no RPG Maker VX, e que deixei uma amostra do feito no Celtrix, planejei cada tela, descrevi ambientes e personagens e o resultado foi muito bom. É claro que gostar de escrever ajuda...


Qua Mai 12, 2010 10:24 am Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Martin de Luna escreveu:

No jogo que fiz no RPG Maker VX, e que deixei uma amostra do feito no Celtrix, planejei cada tela, descrevi ambientes e personagens e o resultado foi muito bom. É claro que gostar de escrever ajuda...


Cara, se o planejamento, story board, etc, não importassem, as grandes empresas, cujos profissionais são muito mais experientes não perderiam tempo com isso. Um jogo simples até dispensa isso, mas aqueles masi elaborados, com muitas fases e itens a serem conseguidos, com certeza pedirão.
Na pior das hipóteses, pelo menos um roteiro dos mapas e procedimentos, sem a descrição mais detalhada das cenas.
Boa sorte em seu projeto, insista!

Abraço!

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Qua Mai 12, 2010 12:47 pm Exibir perfil de usuários
johnny.dias89
Usuário
Usuário


Registrado: 02/03/10
Mensagens: 412
Localização: São Paulo

Citação:
Cara, se o planejamento, story board, etc, não importassem, as grandes empresas, cujos profissionais são muito mais experientes não perderiam tempo com isso.


Lemos, as grandes empresas fazem isso sim para organização, más também é uma frescura!
Pois os grandes jogos como Prince of Persia foram tirados de games 2D que realmente foram feitos por 1 programador que não ficou fazendo roteirinho.

Em vez de perder tempo fazendo roteiros e mais roteiros e não aplicar nenhum.
Invista o tempo aprendendo uma linguagem de programação que além de te ajudar nos jogos, te ajudará no mercado de trabalho!


Abraços!

_________________
Att.
Johnny Dias
Qua Mai 12, 2010 1:22 pm Exibir perfil de usuários
   3D Game Builder - Índice » Galeria Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3