E-Book com 3DGame Builder - dúvida sobre proteção

 
   3D Game Builder - Índice » Programação
E-Book com 3DGame Builder - dúvida sobre proteção
Autor Mensagem
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

E-Book com 3DGame Builder - dúvida sobre proteção
Galera, quanto mais mexemos com o 3DGB, mais recursos legais vamos descobrindo. Cada nova idéia, eu guardo com carinho para o futuro.
Recentemente estava conversando com a minha filha mais velha; ela está escrevendo uma história em 5 livros, o primeiro já está registrado. Estamos na batalha pela publicação, mas esse é um mercado difícil. Existe o recurso da produção independente, a impressão sob demanda, com um custo bem mais acessível, mas ainda assim não é fácil.
Outrora ela me perguntou sobre apossibilidade de trabalharmos com e-books, mas eu falei para ela que isso seria uma furada por causa da pirataria, tudo que é digital pode ser copiado indefinidamente, mas estudando o 3DGame, vejo que é possível criar um sistema de proteção bem legal. As ilustrações não teriam mais os limites proibitivos do custo, até músicas poderiam ser incluídas para criar um clima! Além disso, os textos em labels seriam impossíveis de serem copiados e colados em algum editor de texto, as páginas poderiam ser bem ilustradas, o que faria com que a impressão (que não seria permitida!) ficasse até mais cara que a compra legal, mas sempre resta a captura de telas...
Cheguei a pensar em programar a tecla print screen para fechar o programa ou algo assim, mas acho que não seria bastante rápido. Além disso, existem outros programas que fazem isso, como o Corel capture, que usa F7 com tecla de ativação.
Gostaria de saber se existiria um meio de, por exemplo, durante a execução do programa, analizar a área de transferência e colocar alguma imagem ali (tipo um aviso de operação ilegal!) e, se a janela fosse colocada em segundo plano, se ela poderia ser minimizada automaticamente, de tal forma que, se o programa estivesse em primeiro plano, pudesse controlar a área de transferência, onde os programas de captura jogam as imagens capturadas e, se fosse para o segundo plano, sumisse, de forma que não pudesse ser capturada.
Isso tornaria o e-book uma coisa realmente viável.
Claro, que essas idéias estão de acordo com o meu conhecimento limitado, de repente existem recursos até mais inteligentes e sofisticados...

Abraço.



_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Qua Fev 17, 2010 1:22 pm Exibir perfil de usuários
Edirlei
Administrador
Administrador


Registrado: 15/03/08
Mensagens: 760

É possível proteger de algumas maneiras como você falou, mas sempre vai haver um modo burlar. Tudo depende de quanto você vai querer proteger. Os métodos que você falou funcionariam, mas não caso o usuário deixe um programa de gravação da tela ativo antes de executar o ebook e depois edite o vídeo para pegar as imagens. Mesmo para esse caso você poderia evitar, por exemplo fazendo uma lista de todos os programas de gravação existentes e durante a execução do ebook verificar se algum desses programas esta em execução nos processos, caso esteja simplesmente fecha o ebook. Mas sempre haverá maneiras de burlar, bastaria alguém programar um novo programa de captura de telas.

Existem milhares de maneiras de proteger, mas sempre vão existir maneiras de burlar, tudo vai depender do quanto às pessoas vão estar dispostas a fazer para burlar.
Qui Fev 18, 2010 12:47 am Exibir perfil de usuários
   3D Game Builder - Índice » Programação
Página 1 de 1