duvida de queda

 
   3D Game Builder - Índice » Programação
duvida de queda
Autor Mensagem
potenthorse
Usuário
Usuário


Registrado: 30/08/09
Mensagens: 311
Localização: brasilian-df

duvida de queda
olá
http://www.youtube.com/watch?v=xMCyS63UrA0

bom,esse e um video do gta 4,se voçes verem da para notar que o ator principal não tem uma animação fixa,ai vai a pergunta:
como eu faria para fazer esse mecanismo,ou seja fazer com que ele ao cair caia parecido com o do video.
obrigado.


Ter Set 22, 2009 10:00 pm Exibir perfil de usuários
alucard
Usuário
Usuário


Registrado: 20/01/09
Mensagens: 121

Sobre a moto ai não é o caso da animação do ator principal mas sim da animação de colisão com objeto X com comprimento Y e etc.
Sobre o carro é a msma coisa da moto, e sobre a ação dele se jogar na frente do carro e ocorrer a reação que é o impacto de ambos.


Chegando ao finalmente, se você quiser fazer algo desse tipo você teria que fazer isso com mais um pouco de programação (eu acho) xD


(eu não tenho 100% de certeza então por isso não leve mt fé no que eu disse xD)

_________________
~Furion Games~ Uma Furia em jogos!
Ter Set 22, 2009 10:49 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: duvida de queda
potenthorse escreveu:
olá
http://www.youtube.com/watch?v=xMCyS63UrA0

bom,esse e um video do gta 4,se voçes verem da para notar que o ator principal não tem uma animação fixa,ai vai a pergunta:
como eu faria para fazer esse mecanismo,ou seja fazer com que ele ao cair caia parecido com o do video.
obrigado.


Eu penso assim: ele não tem animação fixa em termos, o que deve acontecer é que ele deve ter várias animações e cada situação deve chamar uma. Se você olhar os modêlos MD2, que tem limites bem restritos, normalmente tem 3 tipos diferentes de morte.
A princípio, a programação tem que iniciar o script a partir do evento de colisão da moto. Em seguida, o ator deve ser projetado na direção do eixo X da moto, que é a direção em que ela estava. É parecido com o algorítimo automático de fuga que o 3D Game builder faz automaticamente. Você pode gerar um script em função da distância da moto e da velocidade. Deve ser aplicada uma força nesse eixo X e também no eixo Y para que ele vá subindo. A uma certa distância da moto, se ele não bater em nada, a força em Y diminui e ele começa a cair. No final, cessa a força em y e só resta a sobre x. Quando ele bater no chão, outra animação, tipo rolar, deve acontecer. Quando a distância entre o ator e a moto chegar ao máximo, ele pára.
Seria um script complexo e teriam que ser feitos vários testes para que o tempo de duração do vôo coincidisse com o tempo de cada animação.
Para que o evento não ficasse repetitivo, você poderia ter uma variável de contagem de tempo, cíclica, de modo que quando o evento acontecesse (a colisão da moto), a animação fosse chamada em função do ponto em que estivesse o contador. A força aplicada poderia ser em função do intervalo da velocidade. Agora, se você fizesse em função da velocidade também, teria que ver se não poderia acontecer um vôo longo com uma animação curta. Então, teria que haver um combinado de coisas, tipo, velocidade entre 60 e 80, escolher entre as animações 1, 2 e 3 (aí entra a variável de contagem) em função do contador, com uma força X, se for entre 81 e 100, escolher entre as animações 4, 5 e 6, com uma força Y, e assim por diante.
Como você pode ver, uma boa programação é complexa e os caras merecem o dinheiro que ganham. Quando a gente começa a entender isso, começa a ter nojo de pirataria... Rolling Eyes



_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Qua Set 23, 2009 1:48 pm Exibir perfil de usuários
potenthorse
Usuário
Usuário


Registrado: 30/08/09
Mensagens: 311
Localização: brasilian-df

obrigado Alucard e lemos,ajudaram bastante Very Happy obrigado mesmo,da para notar que muitas pessoas do forúm já estão prontas para o mercado Very Happy
Qua Set 23, 2009 2:46 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

potenthorse escreveu:
da para notar que muitas pessoas do forúm já estão prontas para o mercado Very Happy


Poxa, irmão, quem dera! Rolling Eyes Só complementando, eu não sei qual o formato que o GTA usa para o ator principal, mas o formato MD3, só pelo fato de você poder combinar diversas animações entre cabeça, tronco e pernas, multiplica muito as opções. Tenha em mente que enquanto no formato MD2 o ator principal teria 3 tipos de morte, não modêlo MD3 que tenha 3 animações de morte para cabeça, 3 para o tronco e 3 para as pernas, permitiria que você fizesse 3x3x3=27 formas diferentes do seu ator morrer! Shocked Isso expande muito os recusrsos de animação.
Depois que eu consegui entender o processo de criação de modêlos em MD2, estou tentando arrumar um tempo para estudar o MD3, que por enquanto são os formatos nativos do 3DGame builder. Infelizmente eu estou tendo dificuldade para encontrar material apropriado... O que deve existir provavelmente está em inglês, mas nem isso eu estou achando, eu acho muitas dúvidas por aí e nenhuma resposta...
Eu já pedi ao Edirlei para que ele postasse alguns links em que pudéssemos estudar, mas eu acho que ele deve estar muito sem tempo também. Se eu não encontro MD3, que já é antigo, imagina SMD? Nada! Não sei absolutamente nada desse formato. Pesquisando material do Blender, já vi que ele tem exportador de MD3 e até em MD5, que parece ser nativo do jogo Doom, mas não sei se esse formato é uma evolução do MD3. E mesmo que eu consiga a exportação, existe um tal arquivo de controle, acho que é .cfg, que teria que ser escrito na mão para gerar a ligação entre as partes, pque eu duvido que o Blender o gere automaticamente.
Ainda não consegui nenhum resultado nestes campos. Um outro caminho promissor é o Gmax, que é um modelador gratuito, quase em desuso, que possui um pluggin chamado Tempest que permite a criação do modêlo MD3. Eu tenho a licença dele. Tá faltando é tempo e mais informação para mexer nisso... Quem puder ajudar com material, ajude, vai ser bom para comunidade.

Abraço

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Qua Set 23, 2009 3:36 pm Exibir perfil de usuários
huntergamer
Usuário
Usuário


Registrado: 02/05/09
Mensagens: 415

e outra coisa
as animações sao bem parecidas(em alguns casos)
se você for analizar a posição de camera ajuda bastante
mas vamos as animações

complementando o que meu grande amigo lemos disse
há também uma variavel global de força de impacto
por exemplo


a 60 por hora em uma batida de frente e faria uma animação em relação a fisica (peso x altura x velocidade)
a 20 por hora o impacto sendo menor seria e o cara nao sairia voando(impossibilitando uma animação tao extensa
mas eu tenho também uma pergunta
Que modelo e utilizado no GTA4?????

_________________
Não mais tão novato
Qui Set 24, 2009 4:24 am Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

huntergamer escreveu:

mas eu tenho também uma pergunta
Que modelo e utilizado no GTA4?????


Cara, tá aí um debate interessante a ser levantado: quais os formatos que são usados pelos jogos modernos? Será que não estamos estudando apenas fósseis? Afinal, se o MD2 resolvesse tudo, ele não teria evoluído para outros formatos! Confused Galera, em busca de material, eu postei essa pergunta no PDJ:

http://www.programadoresdejogos.com/forum/viewtopic.php?t=12060

Agora, vejam um trecho da primeira resposta que eu recebi:

"Outra coisa, pque esses formatos? Estao bem velhinhos e deve ser dificil até conseguir tools para eles hoje em dia..."

Evoluir é preciso... Shocked



_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Qui Set 24, 2009 3:59 pm Exibir perfil de usuários
   3D Game Builder - Índice » Programação
Página 1 de 1