Dúvida

 
   3D Game Builder - Índice » Programação
Dúvida
Autor Mensagem
Francisco Alves de Moura
Novato
Novato


Registrado: 04/07/08
Mensagens: 4

Dúvida
Boa Noite a Todos !!!

Fiz os primeiros testes com a engine e achei-a ótima !!
Consegui fazer uma troca de câmeras com um evento 'oncollision' e uma construção com
uma porta se abrindo.
Só que a função que utilizei a faz abrir muito rápido.
Gostaria de saber se há uma função para fazer a porta abrir-se de uma maneira
mais suave??!!
É possível fazer uma arma ficar girando à frente do Ator Principal e este poder pegar e
usá-la, posteriormente ??!!


Grande abraço e Sucesso a Todos vocês !!!!



_________________
Francisco Alves de Moura
Sex Jul 04, 2008 11:34 pm Exibir perfil de usuários
Edirlei
Administrador
Administrador


Registrado: 15/03/08
Mensagens: 760

Olá Francisco,
Que função você utilizou para abrir a porta? Existem diversas maneiras de se fazer isto, tudo depende como é o seu cenário e de como você quer abrir a porta. Não sei exatamente como você fez para abrir a sua porta, mas uma maneira de deixar a abertura mais suave é utilizar o comando DrawScene(); no loop que você utiliza para mover a porta, o comando DrawScene atualiza todo a cena, fazendo com que seja possível visualizar toda a abertura.

Para abrir a porta eu aconselho utilizar um script como este:

Código:
if GetObjectRollAngle('Objeto33') > 0 then
  SetObjectRollAngle('Objeto33', GetObjectRollAngle('Objeto33')+1);


Onde Objeto33 é o nome do objeto que representa a porta, e o modelo da porta deve possuir o eixo central X na dobradiça da porta, para que ao girar ela gire corretamente. O valor do angulo também depende da posição dela no seu cenário.

Para fazer uma arma girar, basta importa-la como um objeto e posicioná-la no mapa, e no seu evento "OnLoop" você utiliza o comando SetObjectRollAngle, assim como foi feito com a porta acima.
E para fazer o ator principal pegar a arma basta utilizar o comando "LoadMainActorWeapon(WeaponName : String);" no evento "OnCollision" da arma. O parâmetro WeaponName representa o nome da arma que será carregada, esta arma deve estar devidamente cadastrada como uma arma do ator principal. Mas lembre-se que para isto é necessário que o projeto seja do tipo "Shooter Game".

Um Abraço.
Seg Jul 07, 2008 5:41 pm Exibir perfil de usuários
Francisco Alves de Moura
Novato
Novato


Registrado: 04/07/08
Mensagens: 4

Dúvida
Prezado, muito agradecido por todas as respostas. Vou continuar em meu projeto.

Att.,

Francisco
Seg Jul 07, 2008 7:30 pm Exibir perfil de usuários
Francisco Alves de Moura
Novato
Novato


Registrado: 04/07/08
Mensagens: 4

Animação de Combate
Prezados,

Consegui, através dos préstimos do Edirlei, fazer a animação do Herói pegando a
primeira arma (uma espada).
Gostaria de saber como fazer com que ele use esta arma e ela apareça na animação
de combate. Devo animá-la juntamente com a animação de luta do Herói ??!! Como posso fazer isto ??!!
Precisarei usar um editor de MD2 ??!! Ou há alguma função que me permita juntar
os dois (arma e Guerreiro) em uma mesma animação de combate ??!! Após o Herói
pegar a espada, quando clico em 'Ctrl' (Control) para fazer a batalha, somente aparece
a animação original com o guerreiro lançando uma bolas brancas de fogo. Como posso
mudar isto ??!!

Muito agradecido, desde já !! Bom trabalho a todos !!!

Francisco Alves de Moura


Ter Jul 15, 2008 12:54 pm Exibir perfil de usuários
Edirlei
Administrador
Administrador


Registrado: 15/03/08
Mensagens: 760

Olá Francisco,
Sim, normalmente uma arma de um modelo MD2 é modelada e animada junto com o próprio ator, e depois separada em dois modelos, isso porque as animações do ator e sua arma devem estar sincronizadas. Para entender melhor faça o download do seguinte ator:

https://edirlei.com/3dgamebuilder/pt/getres.php?id=268

Você verá que existe o arquivo "ator.md2" com o modelo do ator e o arquivo "arma.md2", perceba que os dois possuem as mesmas animações, para que quando unidos no jogo executem a animação de maneira sincronizada.

Para modelar/editar e animar um ator e sua arma você pode utilizar o Milkshape3D, ele é bem simples e permite a importação de diversos formatos de modelos. Existe também o Blender, porem é mais complexo. Ou se preferir pode utilizar o 3D Studio Max.

Para fazer com que o ator não lance as bolas brancas no ataque basta alterar a propriedade "Tiro -> Enabled" para False na arma que você criou no editor de armas do ator principal, e no mesmo local você pode selecionar a animação que será executada no momento do ataque.

Um Abraço.
Ter Jul 15, 2008 7:17 pm Exibir perfil de usuários
Francisco Alves de Moura
Novato
Novato


Registrado: 04/07/08
Mensagens: 4

Animação de Combate
Prezado Edirlei, boa tarde!!

Muito agradecido novamente por seu rápido suporte.
Estou aqui na cidade Maravilhosa, fazendo um curso na CA.
Assim que retornar, estarei testando conforme sua
orientação.

Grande Abraço e Sucesso a vocês todos !!!

Francisco Alves de Moura

_________________
Francisco Alves de Moura
Qui Jul 17, 2008 4:13 pm Exibir perfil de usuários
   3D Game Builder - Índice » Programação
Página 1 de 1