Como expandir informações no banco de dados? - Tutorial 15

 
   3D Game Builder - Índice » Programação
Como expandir informações no banco de dados? - Tutorial 15
Autor Mensagem
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Como expandir informações no banco de dados? - Tutorial 15
Amigos, eu andei estudando o tutorial 15, Acessando um banco de dados, e essa é uma das partes mais complexas na minha opinião, mas é fundamental para um bom jogo.
No exemplo, temos que alterar um nome, no arquivo do access:

"Este arquivo é um banco de dados “Access” com apenas uma tabela chamada de ator e que possui 3 campos:

Id = Integer
Nome = String
Energia = Integer"

Eu olhei o arquivo (infeleizmente não sei muito sobre access Embarassed ), mas vi que só existe uma tabela e uma linha, que está assim:

Id = 0
Nome = Teste
Energia = 100

Ao lado da coluna energia já esta a opção "Adicionar um novo campo", que permitiria a expansão da tabela.


O comando que vai sendo desenvolvido para mudar o nome é esse:

DataSet:=Conn.Execute('select nome, energia from ator where id = 0');

Eu gostaria de criar uma variação que pudesse gravar variáveis globais, tipo, no 1º campo eu colocaria uma variável de posição do personagem, no Campo 2 a contagem de tempo, no 3 pontuação, etc...
Como eu faço essa expansão, é por colunas mesmo (basta clicar no topo da coluna e adicionar um novo campo? Seriam muitos...) como descrevi ou por linhas? Não sei se Id é o marco inicial para a leitura de uma linha...
E como ficaria o script de leitura dos dados para selecionar essa ou aquela variável?
Desta forma, cada vez que o jogo fosse salvo, as variáveis seriam alteradas e quando ele iniciasse, o banco de dados seria lido primeiro, de modo que tudo que tivesse sido salvo pudesse voltar.

No aguardo! Smile



_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Seg Set 28, 2009 4:27 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Como expandir informações no banco de dados? - Tutorial
Consegui fazer o tutorial 15 sem dificuldades, com duas variações: eu chamo a caixa de diálogo por meio de teclas e aprendi a expandir o banco, agora eu posso ler e salvar quantos dados eu quiser; mais para frente quero aprender a acessar ele por meio de senha. Cool
Com isso, posso salvar nomes, posições, enfim, o estado do jogo.

Abraço a todos.

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Dom Out 04, 2009 8:51 pm Exibir perfil de usuários
   3D Game Builder - Índice » Programação
Página 1 de 1