Colisão com Sprites

 
   3D Game Builder - Índice » Suporte
Colisão com Sprites
Autor Mensagem
Patreze
Usuário
Usuário


Registrado: 22/10/08
Mensagens: 129

Colisão com Sprites
e ai galëre!

é o seguinte, se alguem souber responder, de boas, caso do contrario, vamos esperar o bondoso Edirlei responder...

eu coloquei alguns sprites, tava tentando fazer alguns objetos em 2d, é uma ideia meia loca de projeto que iria misturar 2d com 3d, afinal de contas, sou péssimo quando o assunto é 3d...

enfim...

eu nao tenho ideia de como adicionar colisão a um sprite, de um jeito como se ele fosse um retangulo 3d fino...
eu então poderia fazer isso né? mas ta ai o problema, meus sprites nao serão retangulos, eu teria que fazer objetos em 2d mas em um plano 3d??

tá, até ai é possivel... o problema é que eu presiso animar isso e fazer isso colidir com varios outros objetos 3d...

tem algum geito mais facil, ou tem que ser do geito que falei mesmo?

valewww


Qua Out 21, 2009 11:28 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Colisão com Sprites
Patreze escreveu:
e ai galëre!

é o seguinte, se alguem souber responder, de boas, caso do contrario, vamos esperar o bondoso Edirlei responder...

eu coloquei alguns sprites, tava tentando fazer alguns objetos em 2d, é uma ideia meia loca de projeto que iria misturar 2d com 3d, afinal de contas, sou péssimo quando o assunto é 3d...

enfim...

eu nao tenho ideia de como adicionar colisão a um sprite, de um jeito como se ele fosse um retangulo 3d fino...
eu então poderia fazer isso né? mas ta ai o problema, meus sprites nao serão retangulos, eu teria que fazer objetos em 2d mas em um plano 3d??

tá, até ai é possivel... o problema é que eu presiso animar isso e fazer isso colidir com varios outros objetos 3d...

tem algum geito mais facil, ou tem que ser do geito que falei mesmo?

valewww


Bom, você poderia usar a primitiva "Plane", deixar ela quadrada ou retangular e aplicar uma imagem de um personagem com fundo transparente. Para saber como fazer isso, veja o tópico:
viewtopic.php?t=417

Depois você poderia trabalhar com um script de troca de materiais, o SetObjectMaterial, de forma que o material ficasse alternando, tipo, um boneco andando, ora ele estaria numa pose, ora não, essa troca poderia ser controlada por um script de contagem cíclica. Para expandir o raio de colisão do plane, você poderia desabilitar a colisão dele e associar um event área, com a colisão habilitada. Os events área são invisívei durante a execução do jogo. O Evente área pode seguir o seu plane animado atravéz do script SetObjectHierarchicalParent.
Com isso feito, seria só mover os objetos e quando colidirem executarem as ações que você quer, mas eu particularmente acho isso um desperdício de 3D, uma vez que a maioria das pessoas sonha em migrar do 2D para o 3D...

Abraço! Very Happy Confused

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Qui Out 22, 2009 11:14 am Exibir perfil de usuários
Patreze
Usuário
Usuário


Registrado: 22/10/08
Mensagens: 129

intão lemos, você disse o que eu já esperava em fazer...
o problema é que um "ator principal" teria mais ou menos 300 sprites, com maos, pernas, enfim, todo o corpo mudando a todo moemnto.... agora imagine fazendo event area para 300 formas diferente... isso é meio inviavel...

por isso queria saber do Edirlei ou quem conheçe bem a engine se da para eu colocar colisão nso sprites 2d, assim como acontece com jogos 2d normalmente...

valew pela atenção
Qui Out 22, 2009 3:46 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Patreze escreveu:
intão lemos, você disse o que eu já esperava em fazer...
o problema é que um "ator principal" teria mais ou menos 300 sprites, com maos, pernas, enfim, todo o corpo mudando a todo moemnto.... agora imagine fazendo event area para 300 formas diferente... isso é meio inviavel...

por isso queria saber do Edirlei ou quem conheçe bem a engine se da para eu colocar colisão nso sprites 2d, assim como acontece com jogos 2d normalmente...

valew pela atenção


Não seria bem assim, ou pelo menos eu acho não me fiz entender. Um modêlo MD2 carrega em si um grupo de animações limitadas, algo em torno de 20, divididas entre 198 frames. Você tem que fazer todas essas animações se quiser criar um personagem. Mas os eventos que acontecem são em função da colisão, distância ou animação executada. Então, o que você na verdade iria fazer seria criar um "modêlo MD2 2D" (que horror, mas foi o melhor que pude arranjar! Confused ), isto é, digamos que um ator MD2 tivesse a animação do frame 10 ao 20 como a de andar. Esse conjunto de frames seria chamado de andar. Você faria o mesmo número de animações, criaria o mesmo número de materiaias e usaria, não sei se na prática a transição entre materiais travaria o jogo.
O boneco 2D ira se mexer como um gif animado. Você aplicaria uma força a ele. Esse movimento só poderia ocorrer em 2 eixos, da esquerda para direita ou para cima e para baixo, igual a um jogo de sonic antigo.
Quando ele se aproximasse de alguma coisa, ou colidisse com um objeto, alguma ação poderia acontecer. Digamos que ele estivesse andando e surgisse alguém na frente dele e o atacasse. Você criaria uma ação que jogasse ele para trás. Isso é um evento. Você teria que configurar uma força que movesse o ator para trás e um conjunto de animações que configurasse isso, tipo uma queda. Na verdade não seriam 198 eventos para 198 animações, seriam alguns eventos para alguns CONJUNTOS de animações.
Mas eu ainda acho que mesmo possível, seria tosco... Imagine o trabalho de criar um desenho animado para animar cada um dos personagens (se o 3DGame Builder aceitasse textura animada, como um GIf animado, seria mais fácil em vez de 198 materiais seriam só uns 20, cada um com uma sequencia de animações). O trabalho seria o mesmo de trabalhar com o 3D com um resultado bem inferior.
Eu acho que se essa é a saída que você busca pque acha que não é bom em modelagem, seria mais interessante tentar trabalhar isso (por isso dei a dica do Wings3D, que é bom de mexer) ou então colar com alguém que fizesse essa parte e você cuidasse do resto, ele modelaria e você montaria o jogo.
De qualquer jeito, tentaremos ajudar no que der.
Cara, to tentando arrumar tempo para mexer no meu projeto, mas tá difícil, to cheio de serviço e em casa um monte de coisas para fazer... Sábado tem trabalho de dia e de madrugada. Não vejo o dia de chaegar as minhas férias... To doido para sair da teoria e voltar à prática. Estou fazendo cenários, isso é lento, fiz um personagem, mas ainda não animei, é assim mesmo, dá trabalho, tem que ter paciência, ainda mais que estou trabalhando nisso sozinho...

Abraço

Abraço

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Qui Out 22, 2009 5:14 pm Exibir perfil de usuários
Patreze
Usuário
Usuário


Registrado: 22/10/08
Mensagens: 129

lemos, o que falow é interessante...

fiquei aqui pensando em "textura animada" isso poderia ajudar em muito, mas nao só para min, para todos... ao inves de ficar animando "arvores por exemplo (afinal de contas ela tem que mexer para parecer um minimo legal)" poderia colocar uma textura animada, nossa, quebraria um bom galho...

Edirlei, quando ler isto, lembre-se de colocar em funcionalidades novas, quem sabe se der, isso será muito bom!

falando nisso, cade o nosso Edirlei'zinho?
heheheheheh

lemos, eu até que sou bom com graficos, coisas 2d são minha praia, por isso tentar inserir isso em um jogo ficaria melhor para min...

mudando um pouco de assunto, acha que meu avatar fico meio "chamativo"??
xD
Qui Out 22, 2009 7:29 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Patreze escreveu:
lemos, o que falow é interessante...

fiquei aqui pensando em "textura animada" isso poderia ajudar em muito, mas nao só para min, para todos... ao inves de ficar animando "arvores por exemplo (afinal de contas ela tem que mexer para parecer um minimo legal)" poderia colocar uma textura animada, nossa, quebraria um bom galho...


Depois que conversamos eu pensei em sugerir, mas temos que postar na sala certa, de desenvolvimento. Com Gifs animados (texturas animadas), poderíamos animar images de TVs, vegetação em movimentos, cortinas, rodas de veículos, entre outras coisas...

Patreze escreveu:


mudando um pouco de assunto, acha que meu avatar fico meio "chamativo"??
xD


Cara, nem posso falar nada, o meu é uma caveira animada, rsrsrs! Eu gosto de Avatares animados, afinal, eu comecei a estudar computação gráfica pque sempre tive paixão por animação!

Abraço



_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Qui Out 22, 2009 9:37 pm Exibir perfil de usuários
Patreze
Usuário
Usuário


Registrado: 22/10/08
Mensagens: 129

é isso ae, talvez esse suporte a GIF's animados pode vir bem a calhar mesmo...

vamos esperar pelo Edirlei, quando ele der de novo as caras no forum, enchemos ele e falamos sobre essa idéia...


Qui Out 22, 2009 9:53 pm Exibir perfil de usuários
huntergamer
Usuário
Usuário


Registrado: 02/05/09
Mensagens: 415

Entrando no assunto de paraquedas e complementando alguns jogos famosos utilizavam texturas animadas em seus ambientes
citando um exemplo "MAX PAYNE"
abraço

_________________
Não mais tão novato
Sex Out 23, 2009 1:48 am Exibir perfil de usuários
   3D Game Builder - Índice » Suporte
Página 1 de 1