capacidades do personagem

 
   3D Game Builder - Índice » Suporte
capacidades do personagem
Autor Mensagem
claudio
Usuário
Usuário


Registrado: 20/08/09
Mensagens: 498
Localização: avaré

capacidades do personagem
a minha duvda é o seguinte eu tenho o ator principal md2 ele corre numa velocidade unica e pula como eu consigo aumentar isso por exemplo quero que quando eu apertar uma serta tecla ele corra mais rapido e aumentar o pulo dle
por exemplo se ele normal pula (1) eu queriaa que que ele pulasse (Cool se não enteder eu explico de novo a intenção e dar poderes para meu ator ai ele va ter que correr mais rapido que o normal e pular mais alto também só não sei como fazer isso por favor me ajudem


Sáb Out 24, 2009 2:44 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: capacidades do personagem
claudio escreveu:
a minha duvda é o seguinte eu tenho o ator principal md2 ele corre numa velocidade unica e pula como eu consigo aumentar isso por exemplo quero que quando eu apertar uma serta tecla ele corra mais rapido e aumentar o pulo dle
por exemplo se ele normal pula (1) eu queriaa que que ele pulasse (Cool se não enteder eu explico de novo a intenção e dar poderes para meu ator ai ele va ter que correr mais rapido que o normal e pular mais alto também só não sei como fazer isso por favor me ajudem


Bom, quando editamos o ator principal existem as teclas padrão de movimento, as setas. Você poderia trocar elas por outras, tipo, usar o teclado numérico, a seta para cima seria o 8, a para baixo o 2, o 5 seria o centro, etc... Aí faria a movimentação pelas teclas direcionais com script, mas de tal forma que a força aplicada fosse de acordo com alguma variavel que você criaria, tipo, seta para frente aplica uma força X se a variável "Poder" for 1, aplica força 2X se a variável Poder for 2, etc... Ai você faz com que a variável "Poder" seja alterada em função do ítem. Se ele achar algo, a variável muda para 2 e ele automaticamente fica mais rápido. Se ele se mover pelo teclado numérico, a velocidade fica sendo a padrão.

Abraço

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Sáb Out 24, 2009 3:44 pm Exibir perfil de usuários
claudio
Usuário
Usuário


Registrado: 20/08/09
Mensagens: 498
Localização: avaré

PERA AE NÃO ENTENDI NADA VAMOS MAS DE VAGAR
AONDE EU VO PARA EDITAR OS COMANDOS E DEPOIS COMO FAÇO PARA AUMENTAR A VELOCIDADE DELE QUE DE PARA MIM VAZER ISSO COM O PERSONAGEM QUE JA VEM COM O PROGRAMA PARA QUE EU POSSA APRENDER MELHOR (SI É QUE FAZ DIFERENÇA) GRATO PEA TOLERANÇÃ


Sáb Out 24, 2009 8:31 pm Exibir perfil de usuários
Lemos
Usuário
Usuário


Registrado: 14/04/09
Mensagens: 802
Localização: Rio de Janeiro - RJ

claudio escreveu:
PERA AE NÃO ENTENDI NADA VAMOS MAS DE VAGAR
AONDE EU VO PARA EDITAR OS COMANDOS E DEPOIS COMO FAÇO PARA AUMENTAR A VELOCIDADE DELE QUE DE PARA MIM VAZER ISSO COM O PERSONAGEM QUE JA VEM COM O PROGRAMA PARA QUE EU POSSA APRENDER MELHOR (SI É QUE FAZ DIFERENÇA) GRATO PEA TOLERANÇÃ


As teclas de comandos estão em Menu > projeto > propriedades do Projeto. Ali é só trocar elas.
Quanto a mudar a velocidade, primeiro você tem que aprender a criar e ler variáveis globais:

viewtopic.php?t=358
https://edirlei.com/3dgamebuilder/pt/3dgamebuilder/Tutorial16.php

No tutorial, o comando WriteGlobalVar('ElevadorDown', true) Cria a variável (declara) e o comando ReadGlobalVar('ElevadorUp') = true lê o valor dela.

Você terá que praticar. A idéia é que algo no jogo mude o valor dessa variável, tipo, se você colidir com algo, o valor inicial sendo 1 mude para 2.
No link que te passei, observe como uma tecla (você vai usar um evento, para alterar a variável, não uma tecla) pode alterar uma variável:


//---Begin Script Builder: Recarregar a arma pressionando a tecla R=82 (recarregar) só teste!---//
if (IsKeyPress(82))then
WriteGlobalVar('Tiros', 80);
//---End Script Builder---//

Aí você cria um script de movimentação em função das teclas, que dependa dessa variável. Nas propriedades do projeto, você pode não mexer nas teclas que giram o personagem, as setas laterias, e nem a seta que faz ele andar para trás. Mude só tecla da seta de cima, para que se você teclar ela não aconteça nada, ele não ande para frente. Aí você faz um script como esse da recarga da arma, usando a tecla direcional correta, a seta para cima. Uma força X será aplicada ao eixo X do personagem, se a variável que você criou for 1, se ela mudar para 2, a força será maior. Desta forma, qndo a variável for 1, ele anda numa velocidade, quando for 2, será outra, se for 3, outra e assim por diante.

Ps.: É uma regra universal na Interent que escrever em caixa alta (tudo maiúsculo) é como se você estivesse gritando. Existem fóruns que banem tópicos escritos assim.

Abraço!

_________________
Lemos
http://alemdanimacao.zip.net/
Sáb Out 24, 2009 11:26 pm Exibir perfil de usuários
   3D Game Builder - Índice » Suporte
Página 1 de 1