Câmera Fixa / Câmera Livre

 
   3D Game Builder - Índice » Desenvolvimento
Câmera Fixa / Câmera Livre
Autor Mensagem
Patreze
Usuário
Usuário


Registrado: 22/10/08
Mensagens: 129

Câmera Fixa / Câmera Livre
Olá, hj estou colocando no fórum mais uma idéia minha p/ melhorar o 3gb...

como de costume, estava eu tentando criar algo no 3gb... fiz um mapa grande, dai começei a colocar arvores, coisas em geral no mapa, e Putss!!!! um problema...
nao sei se todos repararam, mas a câmera do 3gb, ela sempre roda em torno de um eixo principal, que no caso seria as coordenadas 0 0 0, isso faz com que sempre demos voltas no mapa, e indisponibiliza o acesso a algumas areas em mapas grandes...
dai, surgiu uma idéia!!
pque nao fazer essa câmera livre?!!! de um geito que eu possa chegar a qualquer lugar do mapa, isso seria muito bom p/ ver detalhes, pois, o jogo é 3d!!
podendo dar voltas no mapa com uma camera livre, que nao gire em torno de um eixo, mas sim que vá p/ qualquer lugar de qualquer geito, seria muuuuito bom, acho que todos pensam assim...

como de costume, p/ poder me expressar melhor, fiz uma montagem no paint, só p/ ter uma ideia melhor do que estou falando...



essa câmera estaria apenas disponivel no editor, seria mais uma ferramenta para melhor poder editar o jogo...
espero que todos gostem da idéia, e que ela possa ser inserida em uma versão próxima do 3gb... Very Happy


Sáb Nov 15, 2008 6:23 pm Exibir perfil de usuários
halogan
Usuário
Usuário


Registrado: 07/06/08
Mensagens: 104
Localização: Belém

muito boa a tua ideia e usempre fico puto por cusa disso que assim eu acabo dando cagada nos meus projetos


Sáb Nov 15, 2008 7:57 pm Exibir perfil de usuários
Edirlei
Administrador
Administrador


Registrado: 15/03/08
Mensagens: 760

Olá,
Não sei se você sabe, mas também é possível mover a câmera pelo teclado, as setas direcionais movem a câmera para a direção correspondente, e o teclado numérico pode ser usado para mover a câmera também.

UP -> Move a câmera para frente.
DOWN -> Move a câmera para traz.
LEFT -> Gira a câmera para a esquerda.
RIGHT -> Gira a câmera para direita.
8 -> Move a câmera para cima.
2 -> Move a câmera para baixo.
4 -> Move a câmera para a esquerda.
6 -> Move a câmera para a direita.

Ao mover a câmera você estará movendo o eixo central, então ao levar ela para o novo ponto e ao mover ela com o mouse você poderá ver mais detalhes do local.

Não sei se é isso que você queria fazer, se não for me explique melhor a idéia de como seria a movimentação livre da câmera.


Editado pela última vez por Edirlei em Ter Nov 18, 2008 12:42 pm; num total de 1 vez
Seg Nov 17, 2008 3:35 pm Exibir perfil de usuários
halogan
Usuário
Usuário


Registrado: 07/06/08
Mensagens: 104
Localização: Belém

é verdade depois eu tentei e funcionou!
Ter Nov 18, 2008 12:27 am Exibir perfil de usuários
Patreze
Usuário
Usuário


Registrado: 22/10/08
Mensagens: 129

\o/
ninguém tinha me falado desses "macetes" do 3gb, sabia que as setas do teclado movimentavam e camera sim, mas essas das teclas do teclado numérico, essa é nova, nao sabia...
mas... ainda não é o que eu tinha pensando...

eu tinha pensando nakelas famosas cameras de filme de começo de jogo, que ela vai de um lado p/ outro, talzz...
aquilo que eu queria, mas, fui muito infortuno em tentar me expressar, mas para poder me redimir, acho que agora eu posso explikar bem melhor minha idéia...

dei algumas voltas na internet a procura de um video que pudesse mostrar como seria a câmera, segundo meu pensamento...
e, felizmente!!! achei um video que mostra algo parecido com o que eu previ, pode se ter uma boa idéia da "camera dos sonhos"...

este video, faz parte da CryEngine, a engine grafica no qual o jogo Crysis foi feito... minha intenção nao é comparar a CryEngine com o 3D Game Builder, mas aproveitar o video que sirva p/ ter uma idéia do que estou falando, e p/ os outros não acharem que sou louco... Very Happy

o link p/ download do video é: http://www.mediafire.com/download.php?je0hwnqznoa

olha como a camera se mexe, é incrivel isso, do geito que eu tinha pensado, acho que até um poko melhor...

aproveitando a oportunidade, e agora que já viram o video, creio eu, tive a idéia do botão que faria isso, como se fosse akela "mãozinha" que os leitores de .PDF tem p/ arrastar as folhas, algo semelhante, seria outro ponteiro do mouse p/ que eu pudesse navegar no mapa, p/ qualquer lado, de qualquer forma a qualquer geito, nao presisando de fikar mudando no teclado a camera... poxa, isso nos pouparia muito tempo, que perdemos tentando achar a camera certa p/ poder achar algo no mapa...



a ideia do botão é p/ apenas ilustrar como seria ativado a tal camera...

concluindo... a idéia é simples, uma camera totalmente dinamica na qual eu poderia mexer apenas com o mouse, possibilitando eu ir p/ qualquer lado do mapa de forma fácil e pratica, sendo ativada a hora que fosse necessaria...
parece simples, mas p/ os programadores do 3gb, que eu acho que já me odeiam por dar essas idéias macabras no jogo, mas que melhorariam em muito o programa...

nusss, nunka fiz um post tão grande... mas, espero que minha idéia agora possa ser compriendida...


Qua Nov 19, 2008 2:09 am Exibir perfil de usuários
Edirlei
Administrador
Administrador


Registrado: 15/03/08
Mensagens: 760

Entendi,

Bom não é algo difícil de fazer, o mais complicado é acertar a interface, teria que colocar alguns botões assim como você colocou na imagem, mas acho que ali não é o melhor lugar do mundo.

Eu já tenho algumas idéias parecidas, para permitir a rotação dos objetos com o mouse também, já fiz alguns testes mas o problema realmente é a interface, não ficou muito boa.

Vou ver se prepara algo para a próxima versão.

E parabéns Patreze pelos posts, com os seus desenhos e vídeo é praticamente impossível não entender. Very Happy
Qua Nov 19, 2008 2:36 am Exibir perfil de usuários
Patreze
Usuário
Usuário


Registrado: 22/10/08
Mensagens: 129

uffa...

achei que ninguem ia intender minha idéia...
oakspaoskaopksapoksaos...
fiko feliz que tenha intendido aonde eu queria chegar...
já que diz que nao é muito dificil de se fazer, nao deve, pois, o programador aqui é você... rsrsrs
sobre interface e lugar dos botoes, bom, a imagem é só para ilustrar... tb acho que ali nao é o melhor lugar p/ se colokar esse botão...

e, obrigado pelo "parabéns"... sempre que terei uma idéia quero faze-la mais fácil possivel de intende-la, pois é assim que ela pode ser colokada em pratica... a, as imagens e o video...
oakspaoskaopksapoksaos...
só eu mesmo p/ fazer essas coisas...

valeus...
Qui Nov 20, 2008 1:46 am Exibir perfil de usuários
halogan
Usuário
Usuário


Registrado: 07/06/08
Mensagens: 104
Localização: Belém

Edirlei sobre rotacionar objetos com o mouse,você podia botar tipo uma seta rodeando dai girava ela o objeto ia junto!
Qui Nov 20, 2008 1:11 pm Exibir perfil de usuários
   3D Game Builder - Índice » Desenvolvimento
Página 1 de 1