Agrupamento de Objetos

 
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Agrupamento de Objetos
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Lemos
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Agrupamento de Objetos
Uma curiosidade interessante: eu estava modelando uma porta e bateu uma dúvida de como fazer os relevos e a maçaneta, ntão fui dar uma olhada no tutorial 16: https://edirlei.com/3dgamebuilder/pt/3dgamebuilder/Tutorial16.php
Lá tem um modêlo de porta para ser baixado. Qdo olhei a textura, vi que era só da madeira, não havia nada sobre a maçaneta e os detalhes. Então importei ela com o blender e vi que:
1 - Os entalhes da porta foram modelados e não eram feitos apenas na textura.
2 - A porta não era uma peça única, tinha maçanetas e dobradiças à parte
3 - Os objetos estavam soltos dentro do Blender, mas todos tinham o eixo gravitacional coincidindo no eixo das dobradiças
4 - Somente a porta era mapeada com a textura de porta, o restante dos metais era cinza, cor do próprio material

Concluí que coincidindo o eixos gravitacionais, ou pontos Pivot, podemos combinar vários objetos e vários materiais para compor um só. Curiosamente, eles entram no 3DGame Builder como um só e a textura da porta funciona perfeitamente, apesar de só afetar uma só 3 peças.
O Blender pode mover os eixos dos objetos.
Bom, essa porta só não era própria para games, a maçaneta tinha muitos polígonos, até o os pregos das dobradiças foram detalhados com riqueza de detalhes.
Foi bom fazer essa análize, pque pensei em fazer a maçaneta projetada a partir da malha da porta, mas não é necessário, podem ser peças distintas e com materiaias diferentes.

Abraço a todos



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Ter Out 27, 2009 11:17 pm Exibir perfil de usuários
Edirlei
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Sim Lemos, não entendo muito de modelagem, mas sei que o ideal mesmo é que os modelos sejam divididos em varias partes, facilita muito a aplicação de texturas e a manipulação. No 3D Game Builder eles são importados juntos, mas existe o acesso individual para cada um deles, é assim que é aplicada a textura em partes individuais, podendo ter mais de uma textura no mesmo objeto. É por isso que existe aquele problema ao se tentar aplicar uma textura em um objeto externo dentro do 3D Game Builder, como ele é formado por vários objetos não tem como saber em qual a textura deve ser aplicada, supõe-se que ela deve ter sido definida quando ele foi modelado, assim a importação é feita normalmente. Mas isso não se aplica a modelos MD2 ou MD3, eles devem ser formados por somente um objeto e sobre eles só pode ser mapeada uma única textura.


Qua Out 28, 2009 1:33 am Exibir perfil de usuários
Lemos
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Edirlei escreveu:
É por isso que existe aquele problema ao se tentar aplicar uma textura em um objeto externo dentro do 3D Game Builder, como ele é formado por vários objetos não tem como saber em qual a textura deve ser aplicada, supõe-se que ela deve ter sido definida quando ele foi modelado, assim a importação é feita normalmente. Mas isso não se aplica a modelos MD2 ou MD3, eles devem ser formados por somente um objeto e sobre eles só pode ser mapeada uma única textura.


Hum, isso é interessante mesmo, a porta é composta por 3 objetos, mas para o script, ela é um objeto só, Objeto01 por exemplo. Mas seria bom se fosse possível aplicar a textura em objetos externos simples, uma malha só, assim como os objetos MD2. De repente esse conceito poderia ser específico de um formato qualquer, tipo, em 3Ds não poderia aplicar pque poderiam existir vários objetos juntos, mas em Obj poderia ser aplicado, mas em compensação teriam que ser objetos únicos, se a pessoa tentasse importar um grupo, apareceria uma mensagem de erro. É só uma idéia.
Uma outra opção seria aceitar os mapeamentos de alguns softwares, como o Blender. Da mesma forma que o 3D game Builder mapeia as faces dos objetos sem precissar de UV, o Blender faz isso e na hora de exportar ele diz que exporta as coordenadas, mas isso não é reconhecido pelo 3D Game builder... Reconhecer essa forma de aplicação de textura seria bem legal, pque fazer mapeamenteo UV em objetos secundários, tipo rochas, cinzeiros, vasos de palntas, etc... é bem chato.
Bom, pelo menos, no teste que fiz com wings, se forem as cores sólidas que ele aplica aos objetos nas faces (faces amarelas, laranjas, etc,) funciona no 3D game Builder, ele reconhece as cores, elas ficam meio pastéis, mas aparecem. Parece que o mesmo se aplica ao sketchup.
Bom, vou aproveitar essa descoberta agora para simplificar as coisas em modêlos simples. Eu posso ao fazer uma janela, em vez de fazer uma malha complexa, cheia de buracos, cujo mapeamento pode dar erro, posso usar vários pequenos objetos simples já mapeados, combinados para fazer a janela. Foi bom analizar isso agora pque influencia diretamente no sistema de modelagem adotado doravante.
Valeu mesmo, abraço! Wink

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Qua Out 28, 2009 12:19 pm Exibir perfil de usuários
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